Das criaturas que aparecem em Silent Hill 2, Pyramid Head é uma das que aparentam mais masculinidade, já que outros monstros geralmente têm características femininas, com exceção do doormen/abstract daddy. Pyramid Head lembra um homem pálido coberto com uma manta meio branca e suja de sangue, que lembra um avental de açougueiro. O que mais chama a atenção é o capacete em forma de pirâmide que cobre completamente sua cabeça. Ele foi propositalmente desenhando para seu uso parecer doloroso, sugerindo que serve como uma forma de punição. O capacete piramidal parece proteger a criatura de todas as armas de James, entretanto, elas ainda o deixam mais lento. Pyramid Head geralmente anda armado com a Great Knife (Grande Faca) ou uma lança leve. Entretanto, ele também pode atacar apertando o pescoço de James com uma protusão preta que lembra uma lingua e sai de um pequeno buraco ao lado do capacete. Uma ataque similar é usado por outras criaturas, incluindo o chefe final.
Pyramid Head não fala, mas geme e grunhe dolorosamente de dentro do capacete em diversos momentos. Ele se mostra muito brutal, matando monstros e pessoas do mesmo modo, e até parece estuprar violentamente alguns monstros.
Simbolismo
Simbolismo Em complemento ao material criado pelos designers do jogo [1], foi explicado que a aparência física de Pyramid Head era um efeito da fascinação de James pela história de Silent Hill. Como podemos conhecer através do jogo, a aparência de Pyramid Head é uma variação das roupas que os executores do passado, que usavam capuzes vermelhos e vestes cerimoniais para parecerem com Valtiel, o anjo da cidade. Ele nasceu das ideologias e idolatrias dos moradores da cidade.[2] De acordo com os documentos criados para o lançamento de Silent Hill 4: The Room, uma seita do culto de Silent Hill (A "Seita de Valtiel") vestiam a roupa dos executores mencionados em Silent Hill 2. Seu capacete é também uma possível referência a Jimmy Stone (um alto membro do culto de Silent Hill e a primeira vítima de Walter Sullivan), que ao fazer certos rituais ele usava um capuz vermelho triangular, o que lhe valeu o apelido de red devil (Demônio vermelho), um termo mencionado constantemente na série. É mais provável que Jimmy Stone e Pyramid Head sejam referências visuais ao mesmo indivíduo histórico. Em Silent Hill 2, sua existência está diretamente ligada ao subconsciente de James Sunderland; A raiva reprimida de James e seu desejo de ser punido pela morte da esposa é o que compele Pyramid Head em sua perseguição. Pyramid Head funciona tanto como o carrasco de Maria, mas mais importante, como um constante atormentador de James. Ver Pyramid Head assassinar repetidamente um doppelgänger altamente erotizado de sua esposa morta traz um grande sofrimento para James, satisfazendo completamente seus desejos masoquistas. Quando estes desejos são satisfeitos, o poder de Pyramid Head sobre James é removido. Isto é evidenciado em uma das cenas finais do jogo, onde antes de lutar com dois Pyramid Heads simultaneamente (um pela punição por ter matado Mary e o outro por ter matado Eddy), James percebe sua situação, admitindo que precisava deles porque era fraco, e que agora não precisa mais deles. É somente após James perceber isso que Pyramid Heads se torna vulnerável aos ataques de James, antes de finalmente se empalarem em suas próprias lanças e se libertando de seus papéis (é mencionado que eles são tanto carrascos como vítimas de crimes).